Arquivo   |   Archive

ARTISbeingdigital  |  #2 WORKSHOP Implementação de procedimentos SPECTRUM em museus

14.5.2018

#2 WORKSHOP 

Implementação de procedimentos SPECTRUM em museus / 

SPECTRUM procedures in museums

WHO

Alexandre Matos (CIDOC Board Member)

WHEN & WHERE

14:00-18:00 | Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, sala/room 5.2

Entrada livre mas sujeita a inscrição prévia obrigatória | Attendance is free, but the registration is required: artis.bd@letras.ulisboa.pt



RESUMO DA SESSÃO | SESSION OVERVIEW


 

TEXTO INICIAL

A norma SPECTRUM, nascida no contexto legal e profissional do Reino Unido, é hoje a principal referência internacional para a gestão e documentação de coleções em Museus. No contexto Brasileiro e Português a norma foi traduzida e publicada, na versão 4.0, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, estando disponível para consulta, através de um registo prévio, no endereço www.spectrum-pt.org.

 

No total existem mais de 500 licenças (individuais ou de organização) da versão portuguesa da norma em ambos os territórios, sendo que o maior número está registado no Brasil. É, portanto, notório o interesse que este documento desperta.

 

Atualmente a norma é composta por um total de 21 procedimentos que refletem a atividade dos museus face às suas coleções. Desde a entrada dos objetos, à gestão das movimentações e localizações, passando pela catalogação até chegar ao abate e desincorporação, entre outros processos comummente usados, encontramos, na SPECTRUM, uma descrição exaustiva do que são consideradas as melhores práticas para a atuação das equipas dos museus em cada caso. No entanto, como pretende ser uma norma adotada por um grande número de museus, é possível escalonar a sua aplicação de acordo com a dimensão e objetivos de cada instituição.

 

Neste workshop iremos percorrer um pouco da história da norma, perceber como a podemos aplicar em diversos casos, com a ajuda dos Guias Técnicos SPECTRUM PT, e discutir o seu futuro olhando para a versão 5.0 recentemente publicada pela Collections Trust - http://collectionstrust.org.uk/spectrum/.

 

Aconselha-se a todos os participantes a consulta prévia da norma (versão 4.0) disponível em www.spectrum-pt.org.

 

Informação de referência

Guias técnicos SPECTRUM PT – Portugal - http://spectrum-pt.org/2017/04/guias-tecnicos/

SPECTRUM Resources (versão 4.0 - UK) - http://collectionstrust.org.uk/draft/spectrum-4/

 

Preparação do workshop

O workshop será dividido em duas partes misturadas ao longo da sessão. Uma parte, mais teórica, que é ocupada com apresentação da norma e do contexto da sua aplicação e uma outra, mais prática, onde procuraremos demonstrar como aplicar os procedimentos SPECTRUM a diferentes realidades.
 

 

ARTIS - IHA/FLUL

© 2018 ARTIS BeingDigital [ARTIS-IHA/FLUL]  |  Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now